Jardineira, como construir uma para sua horta em casa

Você pode construir sua própria jardineira de ervas para usar em seu jardim, no seu quintal ou mesmo na sua varanda.

Ervas são fáceis de plantar e crescem rápido, se você cultiva-las num lugar onde eles serão fáceis de colher é provável que você as use com mais freqüência do que você faria se  tivesse plantado em outro lugar que não fosse a sua casa.

Você pode construir uma caixa para plantar ervas de qualquer tipo, elas podem ser plantadas em qualquer tamanho de espaço, grandes ou pequenos. Uma jardineira de ervas muito bem montada pode ser um atributo decorativo para qualquer lugar que você escolher para instalar.

Instruções para construir sua jardineira

1  Decida o tamanho da caixa que será conveniente  no espaço em que você estará instalando sua jardineira.

Certifique-se de medir a área para que o seu jardim de ervas caiba e fique harmônico com o lugar.

2 – Use madeira resistente às intempéries, como cedro. Não utilizar madeira reciclada, que tenha sido pintada ou revestido porque as toxinas na tinta pode contaminar o solo.

3 – Faça a sua caixa estreita na largura de modo que você pode facilmente chegar através dele para cuidar e colher suas ervas.

4 – Corte quatro suportes de canto com quatro por quatro centímetros de madeira para uma jardineira de cerca de três metros de comprimento. Para uma caixa menor pode ser usado suportes menores. Para caixa maior pode precisar de suportes verticais extras adicionados ao longo do comprimento dependendo do tamanho.

Cortar seus suportes para serem da profundidade de sua caixa. Verifique se a caixa é de pelo menos seis centímetros de profundidade para acomodar o fundo da caixa e ainda fornecer a abundância de profundidade do solo para as raízes das plantas no interior.

5 – Corte a parte inferior e lateral (frente e verso) dos painéis de tal forma que eles sejam todos do mesmo tamanho.

6 – Cortar os painéis para a largura (as partes laterais mais estreitas), de modo que eles sejam todos do mesmo tamanho.

Se a sua caixa terá apenas de seis a oito centímetros de profundidade, você pode usar uma única placa ou painel para cada um dos lados usando a madeira que é o mesmo de seis a oito centímetros de largura.

Lembre-se, as placas na frente e dos lados devem cobrir as bordas da parte inferior da madeira, o que significa que você precisa levar em consideração a espessura da placa de base para o total de profundidade interior.

7 – Perfurar e aparafusar os suportes para o comprimento inferior da madeira. A perfuração de um furo piloto antes de parafusar vai ajudar a não deixar que a madeira rache. Você pode usar pregos,  mas parafusos irão dar-lhe um ajuste mais apertado e mais sólido.

Outra vantagem de usar parafusos é que você sempre pode desmontar sua caixa de jardim de ervas facilmente se precisar no futuro.

8 – Parafusar os painéis curtos que vão criar os lados com os suportes de duas polegadas que você acabou de parafusa-los à placa de base de quatro centímetros.

9 – Parafusar os painéis mais longos que serão os dos comprimentos da frente e caixa de volta para os suportes verticais. Permitir que as extremidades destas placas dianteiras e traseiras que se sobrepõem com as arestas dos lados menores.

10 – Faça um acabamento interior da caixa com plástico resistente para impermeabilizar a madeira.

11 – Faça orifícios de drenagem, corte na parte inferior da caixa e forros para permitir que o excesso de água possa escorrer.

Esta é uma medida importante principalmente quando chove.

12 – Você pode pintar, ou passar óleo do lado de fora da madeira para fazer com que a caixa ou jardineira fique mais atraente e ajudá-la a resistir ao desgaste do tempo.

13 – Coloque uma camada de cascalho de aproximadamente  três centímetros na parte inferior de sua forração de plástico para drenagem adicional para as plantas.

14 – Preencha a caixa com terra de modo que chegue a cerca de dois centímetros do topo do recipiente. Deixando um espaço entre o solo e a borda da sua caixa irá manter o solo e excesso de água que derrama sobre a parte superior.

15 – Plantar suas ervas. Escolha ervas que crescem melhor com a quantidade de sol e sombra disponível na área onde a jardineira ficará localizada. Você vai ter um melhor resultado se você colocar sua jardineira em local onde fique exposto a seis horas de sol relativamente direto. Algumas ervas crescem na sombra, mas a maioria prefere muito sol.

Saiba todos os detalhes necessário para que você tenha o jardim dos seus sonhos.:

 

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Como Construir uma Jardineira e Cuidar de Suas Flores
Author Rating
51star1star1star1star1star
Você gostou, Compartilhe!

    10 comentários em “Jardineira, como construir uma para sua horta em casa

    1. Gostei muito deste projeto! Parabéns! Porém fiquei em dúvida quanto ao forro da jardineira, onde posso encontrar esse material plástico resistente para impermeabilizar??? O forro dela é de cedro com furações na própria madeira para escorar a água? Obrigado! Paz e Luz!

        1. Olá André! Muito obrigado pela sua interação…
          Esse plástico pode ser aquele que é vendido em casas de material de construção, que serve para forrar o chão em pinturas de casas, etc. O importante é que não tenha emendas, pois pode abrir e vazar. O forro também pode ser de cedro rosa, que é mais fácil de ser encontrado. Quanto a furação, você deve analisar se a floreira vai ficar exposta ao tempo ou em cobertura. Com estas medidas (2×1) você pode fazer 10 furos, sendo em paralelo (duas fileiras de 5 furos), um furo a cada 20 cm, no comprimento, centralizando na largura.
          Se ficar em área externa, fique atento quando tiver uma chuva muito forte, se a furação é suficiente para escoar a água.

          Espero que estas informações te ajudem, gostaria de saber também se você deu uma olhada no site, em outras matérias… saber o que você achou e também que tipo de artigos você gostaria de encontrar aqui.

          muito obrigado,
          Roberto

          1. Olá Roberto! Muito grato pelas dicas!! O plástico o senhor recomenda que envolva apenas as laterais ou o fundo também?

            Quanto ao seu site, estou com este projeto agora de criar uma horta em casa e passei pelo seu site. Infelizmente ainda não explorei bastante, mas o farei!! Grande abraço, continue este ótimo trabalho! Sugiro que crie um canal no youtube! As informações sobre o tema e de quem realmente conhece ainda são escassas lá! Abraços

            1. Olá André! Você deve forrar todo, laterais e fundo. Observe os furos de drenagem e fure o plástico no mesmo local e para caprichar envolva o plástico e os buracos com uma borracha que pode ser um pedaço de mangueira de jardim. Isto serve para encaixar o plástico no furo, assim não haverá contato da água com a madeira.

              E também não se esqueça de quando a sua floreira estiver pronta, tirar uma foto e postas na nossa fanpage no facebook.

              grande abraço

    2. Olá, faço parte de uma ONG e um de nossos projetos é fazer hortas em creches e escolas públicas. E uma dessas creches já possui canteiros de madeira para ser feito a hortas, mas ele não está impermeabilizado, e para ter uma vida útil longa precisaríamos impermeabilizar, mas não sabemos que tipo de material utilizar para não intoxicar o solo e assim, os alimentos. Por isso gostaria de saber se você poderia passar o nome de algum impermeabilizante ou algum material que possamos passar. Obrigada!

      1. Olá Luiza!

        Obrigado pelo seu contato. Você pode forrar os canteiros com plástico, destes que são vendidos em casa de material de construção. Pode ser comprado por metro e sem emendas. Ai é só forrar (da base até a borda), furar onde tem os drenos de água, encaixar bem, dependendo do tamanho dos furos dos drenos, você pode encaixar neles pedaços de mangueira de jardim, encaixe o plástico no furo e depois encaixe a borracha. É bem fácil.

        Espero ter ajudado, se precisar de algo a mais, por favor, conte comigo. A propósito, o que você achou do site, a sua opinião é muito importante.

        abraços,
        Roberto

      1. Olá Aline! muito obrigado pelo seu comentário!!! Não tem um tamanho ideal, pois depende do tamanho da jardineira e também a quantidade de furos… e do tipo de ferramenta que você tem a sua disposição. Se você tiver uma furadeira com uma broca de 10 mm por exemplo, em uma jardineira de 1 metro de cumprimento e uns 50 cm de largura com aproximadamente uns 40 cm de altura de terra na jardineira, você pode fazer uns 10 furos. Você pode manter está proporção que ficará bem, mas sempre observe se há um bom escoamento da água.

        Espero ter ajudado, se precisar, fique a vontade para perguntar… Por favor se puder, compartilhe este post com seus amigos.

        abraço,
        Roberto

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *