Alimentação Saudável ou Dieta: a chave para a boa saúde

Alimentação Saudável ou Dieta : Buscando a chave para a boa saúde

As pessoas muitas vezes pensam que fazer uma alimentação saudável é como praticar um tudo ou nada, associando esta dieta com uma coleção muito restritiva e sem gosto, de regras alimentares.

 

Mas uma base fundamental para qualquer dieta ou alimentação saudável é a moderação e em boas escolhas alimentares.

 Alimentação Saudável

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável

Mas o que é moderação?

Em essência, significa comer apenas a quantidade de alimentos, que o seu corpo necessita. Você deve se sentir satisfeito no final de uma refeição, mas não a ponto de se sentir com o estomago estufado.

A moderação também é uma questão de equilíbrio. Apesar do que algumas dietas da moda querem fazer crer, todos nós precisamos de um equilíbrio de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais para manter nosso corpo saudável.

O objetivo de uma alimentação saudável é desenvolver uma dieta que você pode manter por toda a vida, e não apenas por algumas semanas ou meses, ou até que você tenha atingido o seu peso ideal ou o objetivo que traçou.

Para a maioria de nós, isso significa mudarmos a nossa rotina alimentar para comer menos. Mais especificamente, isso significa comer muito menos do que faz mal a saúde (açúcar refinado, gorduras saturadas, por exemplo) e substituir pela alimentação saudável (como frutas e legumes frescos).

 

 Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável pode ser agradável e acessível

Mas isso não significa eliminar os alimentos que você gosta muito. Por exemplo, reduzir gorduras “ruins”  (gorduras trans e saturada) e consumir mais gorduras “boas” (poliinsaturada e monoinsaturada, como o azeite), como salgadinhos fritos aqueles que comemos entre as refeições geralmente como algo para quebrar um galho ou até mesmo por não resistir a tentação de comer, se fizermos isso apenas uma vez por semana, por exemplo, pode ser considerado comer com moderação, isso seguindo é claro com um almoço e jantar saudáveis, agora se você após estas refeições não conseguir ficar sem um docinho, fica difícil de manter os resultados.

Então como sugestão tente resistir por no mínimo uma hora após a refeição.

Se você comer 100 calorias de chocolate em uma tarde, procure equilibrar isso através da redução de 100 calorias de sua refeição da noite. Se você ainda estiver com fome, acrescente no seu jantar uma porção extra de vegetais frescos.

Tente não pensar em certos alimentos como “fora dos limites.” Quando você proibir determinados alimentos ou grupos de alimentos, é natural sentir a vontade de comer mais estes alimentos e se sentir com sentimento de culpa se você ceder à tentação.

Você se sente atraído para alimentos doces, salgados, ou insalubres como carnes processadas (presunto, bacon e salame), comece por reduzir o tamanho das porções e não comê-los com tanta freqüência.

Se o resto da sua dieta é saudável, comer pizza ou um hambúrguer com batatas fritas, uma vez por semana, provavelmente não irá causar um efeito negativo sobre a sua saúde.

Comer alimentos não sejam saudáveis apenas uma vez por mês terão ainda menos impacto sobre a sua saúde.

À medida que você comer menos alimentos não saudáveis, você com certeza irá cada vez querer menos ou pensar neles como apenas uma vontade de momento.

Porções menores. Como determinar o tamanho delas?

Ao almoçar ou jantar fora, escolha no cardápio um prato de acordo com a sua vontade de ter uma alimentação saudável e que tenha um menor tamanho ao invés de um prato principal, também dividir um prato com outra pessoa,se não tiver uma opção melhor para sua escolha. Não pedir nenhum daqueles super pratos.

Em casa, usar pratos menores, pensar em servir os tamanhos em termos realistas e começar pequeno. Se você não se sentir satisfeito no final de uma refeição, tente adicionar mais vegetais de folhas verdes ou completar a refeição com frutas frescas.

Você pode utilizar de recursos visuais para ajudar com tamanhos das porções. A medição com seus olhos é um ótimo meio para começar.

MEDIÇÃO COM SEUS OLHOS

1 colher de chá

Medir o tamanho do seu dedo (de cima para o meio); que caiba na tampa de uma garrafa de água.

1 colher de sopa

Medir o tamanho de seu polegar ponta (ponta para o meio).

Meia xícara

Uma fruta ou vegetal que cabe na palma da sua mão, igual o tamanho de uma bola de tênis.

1 Quarto de copo

Uma bola de ping pong.

1 xícara de cereal

Medir o tamanho do punho de uma mulher

100 gramas carne

Medir o tamanho de um baralho de cartas

1 batata média

Lembra o tamanho de um mouse de computador

30 gramas de nozes

Cabe na palma em concha da mão de uma criança

Você gostou, Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *